domingo, 17 de abril de 2011

Antiguidade Clássica: Grécia

UM POVO DIFERENTE
ØNOVIDADES MARCANTES:
Nova forma de pensar – Filosofia
De fazer política – Democracia
Uma nova arte – Dramaturgia
“UM MUNDO À MEDIDA DO HOMEM”
OS PAIS DO OCIDENTE!

O TERRITÓRIO GREGO
Ø
 Cadeias montanhosas (80% do território): formam planícies férteis, favoráveis ao estabelecimento humano. 
Ø
Mar: banha praticamente toda sua costa recortada, sendo um convite á navegação. 
Ø
Essas características deram ao território um aspecto fragmentado – influenciando a fragmentação política, favorecendo a formação de cidades-estados, independentes, mas que compartilhavam elementos culturais comuns. 

Elementos culturais comuns
ü
Falavam a mesma língua. 
ü
Base religiosa comum. 
ü
Reconheciam-se como helenos (habitantes da Hélade, como era conhecida a Grécia Antiga). 
ü
Denominavam de “bárbaros” todos os povos não helênicos. 
ü
Jogos olímpicos (pan-helênicos). 

                                                          Pré-Homérico ou Micênico

Ø
Instalação dos povos indo-europeus 
Aqueus   
Jônios  e Eólios 
Dórios  
Ø
Estes povos deram origem a uma mescla de etnias que, ao longo do tempo, por intercâmbios , adquiriu certa unidade e constituiu os helenos. 
Ø
Os dórios, povo militarizado, conhecedores do ferro, destruíram boa parte da civilização micênica e proporcionaram a 1º diáspora grega. 

Homérico
ØGenos: pequenas unidades agrícolas autos-suficientes baseadas no coletivismo.
ØNo fim do Período Homérico, crescimento demográfico e disputas por terras férteis provocaram a desagregação das comunidades gentílicas.
ØAs terras foram desigualmente divididas:
§Propriedade privada – aristocracia rural.
§Maior diferenciação entre as classes sociais.
Alguns ficaram com as melhores terras, outros com as piores e muitos sem nenhuma.
ü2º diáspora grega

Arcaico
üPara controlar os conflitos resultantes das desigualdes sociais, os proprietários de terras formaram associações (fratrias).
üAs fratrias se uniram, formando tribos...depois se organizaram em demos, que deram origem às pólis, principal transformação deste período.
üFundação de colônias gregas em diversas regiões.







Atenas e Esparta 
                       
Atenas
Se desenvolveu na Ática, no século X.
üRegião montanhosa, lançaram-se ao mar e fizeram do comércio marítimo sua principal fonte econômica.
üObjetivavam uma formação completa do homem: física, intelectual e artística.
üDesigualdade social como característica histórica.


ORGANIZAÇÃO SOCIAL ATENIENSE:
Cidadãos: homens, filhos de atenienses, maiores de 21 anos – grandes e pequenos proprietários de terras e comerciantes; estes tinham direito político e participavam do governo da cidade.
Metecos: estrangeiros, não tinham direitos políticos, proibidos de comprar terras, mas podiam trabalhar no comércio e artesanato, pagavam impostos para viver na cidade e podiam ser convocados para o serviço militar.
Escravos: geralmente prisioneiros de guerra ou filhos de escravos que já viviam na cidade. Seu trabalho sustentou  toda a sociedade, que via com desprezo o trabalho manual.
“ Todos aqueles que nada têm de melhor para nos oferecer que o uso do seu corpo e dos seus membros são condenados pela natureza à escravidão” (Aristóteles. Política)

Leis são como teias de aranha: boas para capturar mosquitos, mas os insetos maiores rompem sua trama e escapam”. (Sólon) 

DA MONARQUIA À DEMOCRACIA:
üTais reformas fazer parte de um processo de lutas, em que os não-aristocráticos uniram-se para exigir efetiva participação política.
üCulminando com a criação de uma maneira nova de governar: a democracia.
CLÍSTENES: aprofundou as reformas e introduziu o regime democrático, cujo princípio básico é o da isonomia.


DEMOCRACIA ATENIENSE: 
üElitista: apenas uma minoria possuía o direito de participar da eclésia (Assembléia do Povo)
üPatriarcal: excluía as mulheres.
üEscravista: sustentavam as riquezas dos senhores.


Esparta

üLocalizada na Península do Peloponeso, fundada pelo dórios no século IX a.C.
üNão possuía uma área urbana importante.
üCidade de caráter militarista e urbano.
üSeus principais objetivos era fazer de seus cidadãos modelos de soldados, corajosos e obedientes às leis e às autoridades.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA ESPARTANA:
ØESPARCIATAS: cidadãos espartanos (descendentes dos dórios), homens livres, à disposição do exército e do Estado, os únicos a ter direitos políticos; eram proprietários de terras e não se envolviam com o comércio.
ØPERIECOS: comerciantes e artesão, descendentes de povos conquistados, não participavam do governo e não tinham direitos políticos, mas pagavam impostos ao Estado.
ØHILOTAS: viviam presos às terras dos esparciatas, com seu trabalho sustentavam os cidadãos.

GESTÃO DO ESTADO ESPARTANO:
üGovernada por dois reis:
üEntre sua funções estavam o serviço militar e religioso...
üEm tempos de guerra um dos reis exercia o comando do exército.
GERÚSIA:Conselho Vitalício de Anciãos (esparciatas com mais de 60 anos), com funções administrativa,  legislativa e judiciária.
ÁPELA: espartanos com mais de 30 anos; elegia os membros da Gerúsia, aprovava ou não as leis encaminhada por eles.
ÉFOROS: 5 membros eleitos anualmente pela Ápela, os verdadeiros chefes do governo espartano, pois coordenavam as reuniões da Gerúsia e da Ápela, controlavam a vida econômica e social da cidade, podendo vetar os projetos de leis e fiscalizar as atividades dos reis.

GRÉCIA
FORMAS DE GOVERNO EXPERIMENTADAS PELOS GREGOS:
MONARQUIA: onde um rei governa sozinho ou com conselho de nobres.
ARISTOCRACIA: onde o controle estatal é privativo de uma camada social privilegiada.
OLIGARQUIA: onde um grupo reduzido de pessoas domina de acordo com seus interesses.
TIRANIA: onde o indivíduo assume o poder através da força.
DEMOCRACIA: Governo do povo, sistema em que cada cidadão participa do governo.

Guerras médicas
ü
No período Clássico, a Grécia atinge seu apogeu econômico e esplendor cultural.
üSua ascensão provocou disputas por rotas comerciais com os persas.
üPromoveu a solidariedade entre os gregos.
üOs gregos conseguem bloquear o avanço persa.
üAtenas torna-se a cidade grega mais poderosa.

HEGEMONIA ATENIENSE

üOs gregos organizaram-se na Liga de Delos – sob a liderança de Atenas.
üTanto que Atenas experimenta seu apoge – no século de Péricles (séc V a.C.), com obras públicas e templos. Tempo dos filósofos e do teatro.
üAlgumas cidade tentam sair da Liga, mas são impedidas por Atenas – sob comando de Esparta, formam a Liga do Peloponeso.
ü Teve início a Guerra do Peloponeso: Atenas sai derrotada depois de 27 anos de batalha.
üOs espartanos estendem sua influencia pelo mundo grego por cerca de 30 anos.
üTantas debilitaram e desorganizaram as cidades gregas.
üAproveitando-se desse “crise”, os macedônios, sob liderança de Felipe da Macedônia, conquistam a Grécia.

PERÍODO HELENÍSTICO
üAlexandre, o Grande, filho de Felipe, vai mais além: dominou do Egito á Índia.
üHabilidoso, acelerou o comércio e a urbanização..
üLevou os valores gregos aos povos conquistados – dando origem à cultura helênica.
üCom a morte de Alexandre, seus generais dividem o império, enfraquecendo-o
üNo século II a.C., a Grécia e a Macedônia são convertidas em províncias de uma nova potência: a civilização romana.

RELIGIÃO E MITOLOGIA
üUm dos principais elementos de vínculo cultural entre as cidades gregas.
üNão possuía um conjunto fixo de normas e seus princípios foram transmitidos pela tradição oral.
üPoliteísmo e antropomorfismo.
üAlém dos deuses, os gregos reverenciavam os heróis, considerados semideuses.
üOs mitos eram interpretações que tentavam explicar os fenômenos.

FILOSOFIA
üNão havia uma distinção entre Filosofia e Ciência – especulações filosóficas e observações científicas ao mesmo tempo.
üBusca de explicações naturais para os fenômenos da natureza. Libertação dos mitos.  Filósofos da Natureza.
üA História como “ciência”: causas naturais para o curso da história. Heródoto e Tucídedes.
üInfluenza X Medicina – explicações naturais para saúde e doenças. Hipócrates (mente sã em corpo são).
FILOSOFIA EM ATENAS: o homem no centro.
üSofistas e o ceticismo – “o homem é a medida de todas as coisas”
üNatural ou Cultural?
üSócrates: a arte do diálogo; a ironia socrática; trouxe a filosofia do céu para a terra.
üFilo-sofo : amante da sabedoria – “mais inteligente é aquele que sabe que não sabe.”

O TEATRO GREGO
üSurge dos rituais religiosos em homenagem à Dionísio
üSéculo VI a.C., Téspis: o primeiro ator.
üSéculo V a.C., são construídas edificações  para esta expressão artística
üTeatro – theatro: lugar de onde se vê.
üFunção social: sentimento de pertencimento.
TRAGÉDIAS E COMÉDIAS
“ oferecer um espelho à vida” (Shaskpeare)
“que os humanos julguem os humanos”
Reflexões sociais, políticas e coletivas.

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